DANÇA MATERNA

A Dança Materna é um projeto de atenção integral à mãe e ao bebê, desde a gestação até os três anos de vida.

Dança Materna para Gestantes potencializa uma vivência consciente da gravidez, onde a mulher é convidada a experimentar-se na Dança como forma de se conhecer, expressar e lidar com todas as transformações em curso neste momento da vida. Além do prazer de dançar, traz muitos benefícios físicos e emocionais para a grávida, beneficiando também seu bebê e contribuindo com a preparação para o parto.

Benefícios:

  • Melhora a oxigenação e a circulação sanguínea, beneficiando mãe e bebê. 

  • Possibilita uma assimilação mais tranquila das mudanças que vão acontecendo no corpo, com o auxílio de exercícios adequados de alongamento, fortalecimento e respiração. 

  • Colabora para uma sustentação harmoniosa do ganho de peso.

  • Contribui com a preparação para o parto, quando é preciso conciliar momentos de ação e de entrega

Nas aulas as gestantes são convidadas inicialmente a prestar atenção no próprio corpo, na respiração e no bebê. A intenção é afinar a sintonia e contribuir para que a mulher se coloque no presente e dedique aquele momento da maneira mais inteira possível a ela e a gravidez. Depois espreguiçam bastante e percebem o próprio corpo, se há alguma dor ou tensão desnecessária. A partir disto propomos exercícios, movimentos poéticos e massagens, de acordo com as necessidades de cada uma. Na Dança Materna, as propostas transitam entre o estar coletivo e a atenção individualizada. Depois vem a dança, à base de improvisações direcionadas à exploração do movimento, percepção dos apoios, dos impulsos, da relação com o espaço, com o bebê e com as outras grávidas. No final, mais um pouco de alongamento,respiração e compartilhamos como foi a vivência daquela aula. 

 

A aula para Mães e Bebês, mais do que propor que se coloque um bebê no sling e saia dançando, traz um olhar para a experiência estética vivenciada pela mãe e pelo bebê, para os cuidados com a mulher no pós-parto e com o bebê, sob os aspectos físicos, emocionais, do vínculo com sua mãe e da interação e das brincadeiras entre ele e os outros bebês. O contexto é considerado em toda sua complexidade e e delicadeza e o momento da dança é o auge nesta teia de sentidos e relações. 

 

A Dança Materna para Mães e Bebês, além de propiciar a vivência especial de dançar em dupla (ou em trio, já que o pai é sempre bem vindo), possibilita à mulher o retorno à vida social depois do parto, a otimização da redução de peso, reeducação corporal (que refletirá positivamente no modo de carregar e amamentar o bebê) e incentiva o mútuo-conhecimento entre mãe e filho. As aulas são ainda um momento de troca com outras mulheres que estão atravessando a mesma fase da vida.

 

Para o bebê traz o conforto do balanço na dança, proximidade com a mãe e relaxamento num ambiente onde a amamentação é incentivada. As mães têm relatado redução na incidência de cólicas e melhora no sono dos bebês.

 

Obs: Indicado para mães com bebês*, usando algum tipo de carregador (sling, wrap, canguru, etc).

* 1 mês para bebês nascido por parto normal e 1 mês e meio para bebês nascidos por cesariana. 


© 2018 POR INTEGRAVITTA - DESENVOLVIMENTO INTEGRATIVO E VIVENCIAL. 

 

Av. Olegário Maciel 175 Cob 02 - Barra da Tijuca - (21) 97926-2900.